Base de Tracking do BizTalk (BizTalkDTADB) muito grande

Olá pessoal,
 
Alguns dias atrás queríamos aplicar o SP2 em um servidor BizTalk 2004. Testamos em produção só que o processo levou 6 horas para terminar. Levou este tempo todo pois a base de dados de Tracking (a BizTalkDTADB) esta muito grande, com muitos registros que não eram limpos pelo job de limpeza, nem por um script fornecido pela Microsoft como hotfix. Dai fomos estudar como funciona a limpeza e basicamente ele verificar os registros que possuem o campo dtEndTime da tabela dta_ServicesInstances preenchido.
 
Faça a seguinte consulta para verificar quantos registros possuem na tabela e que não possuem o campo dtEndDate completo:
 
select count(*) from [dbo].[dta_ServiceInstances] where dtEndTime is NULL and [uidServiceInstanceId] NOT IN ( SELECT [uidInstanceID] FROM [MSGBOXSERVER].[BIZTALKMSGBOXDB].[dbo].[Instances]
UNION
SELECT [StreamID] FROM [MSGBOXSERVER].[BIZTALKMSGBOXDB].[dbo].[TrackingData]
)
 
Com esta consulta vc irá verificar quantas mensagens possuem o campo dtEndTime nulo e o mais importante: Se o MsgID (uidInstanceID) que está cadastrado na base de tracking existe na MsgBox. Se isto não existir significa que este registro é um registro órfão (seja na documentação do BizTalk sobre orphaned instances).
Estes registros nunca seriam terminados pelo job nem pelo script, pois a mensagem não existe mais na MsgBox do BizTAlk. Para resolter este problema vc pode colocar um Enddate nas mensagens através deste comando:
 
UPDATE [dbo].[dta_ServiceInstances] SET [dtEndTime] = GetUTCDate() where dtEndTime is NULL and [uidServiceInstanceId] NOT IN ( SELECT [uidInstanceID] FROM [MSGBOXSERVER].[BIZTALKMSGBOXDB].[dbo].[Instances]
UNION
SELECT [StreamID] FROM [MSGBOXSERVER].[BIZTALKMSGBOXDB].[dbo].[TrackingData]
 
Depois disso execute o job de Purge da Tracking para que estas mensagens sejam limpas!
Lembre-se de testar isso em ambiente controlado antes (faça uma cópia das bases para um biztalk de teste e faça o processo para verificar os resultados).
 
Depois dessa limpeza além de um ganho considerável de perfomance, a instalação do SP2 foi bem mais tranquila.
 
Att,
Douglas Mello.
)
Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s